terça-feira, 16 de abril de 2019

Autoplataforma aérea do CBMSE volta a funcionar

1 de abril de 2019

A autoplataforma aérea (APA) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que apresentava problemas técnicos há cerca de um ano, voltou a funcionar nesta segunda-feira (01), após ser consertada por um técnico da Finlândia, que atua diretamente na fábrica da viatura – a Bronto Skylift. O especialista foi trazido ao Brasil pela Scape Solution, representante comercial da empresa e responsável pela manutenção preventiva do veículo. Substituiu-se a placa de comando dos movimentos da plataforma, orçada em R$ 40 mil, e o modem de comunicação remota com a fábrica na Finlândia. Agora, além de a viatura estar plenamente funcional, os técnicos da fábrica conseguem diagnosticar quaisquer problemas a uma distância de 10.760 km.

De acordo com o sargento BM Ricardo Leal, um dos condutores da APA que realizaram o teste da viatura, o defeito estava na placa de comando, que foi trocada por uma nova, trazida da Finlândia. “A placa estava queimada. Isso trazia riscos porque, ao operar a APA, o condutor percebia que a plataforma dava tranco, fazia movimentos bruscos. Agora que o técnico finlandês configurou a nova placa, o mecanismo está operando normalmente”, explica.

A autoplataforma aérea foi adquirida pelo CBMSE em 2012, por meio de um investimento de R$ 2,8 milhões do Governo do Estado. Considerada uma das viaturas mais modernas em atuação no mundo, a APA é empregada pelos bombeiros em ações de combate a incêndio e resgates, podendo atingir uma altura de aproximadamente 57 metros e possuindo uma bomba com capacidade de expulsão de 6 mil litros por minuto.

Por Danielle Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário