Governo criará comissão para elaborar editais de concursos
para PM, bombeiros, delegados e guardas prisionais
Agência Sergipe de Notícias - 28 de Agosto de 2017 I 13:55
De acordo com o secretário, o objetivo do conjunto de
concursos é reforçar o efetivo dos órgãos ligados à área da segurança para
ampliar os resultados que estão sendo alcançados a partir da integração e
planejamento estratégico da SSP
O governador Jackson Barreto reuniu-se com o secretário de
Estado da Segurança Pública, João Eloy, e com a proguradora-geral do Estado,
Aparecida Gama para discutir a criação de uma comissão para elaboração dos
editais de concursos públicos na área da segurança. Os comandantes da Polícia
Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe, os coronéis Marcony Cabral e
Erivaldo Mendes, respectivamente, e o deputado estadual Samuel Barreto também
participaram da discussão.
“Iremos criar essa comissão pra realização dos editais dos
concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados e guardas
prisionais para serem lançados até o final do ano. Os últimos classificados do
concurso da PM que realizamos já se formarão agora em setembro. A nossa preocupação
é renovar e fortalecer o efetivo para o próximo ano. Esses concursos fazem
parte de um planejamento para preparar o governo para garantir a segurança no
estado nos próximos anos. Vamos fazer os preparativos, começar agora pois
sabemos que é um processo que demora”, informou o governador.
De acordo com o secretário de Segurança, João Eloy, o
objetivo do conjunto de concursos é reforçar o efetivo dos órgãos ligados à
área da segurança para ampliar os resultados que estão sendo alcançados a
partir da integração e planejamento estratégico da SSP. “Nosso objetivo é
melhorar a segurança da população sergipana. A comissão será composta pela SSP
e outros órgãos envolvidos, como a secretaria de Estado do Planejamento
(Seplag), a secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e a
Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE). Vou me reunir com o secretário do
Planejamento, Rosman Pereira, e definir mais detalhes”.
O secretário Rosman Pereira explicou que após a determinação
do governador, o primeiro passo para a preparação dos editais, é o levantamento
por parte de cada órgão para verificar o número de vagas que existe para cada
uma das categorias e a necessidade de cada um. “Isso é feito para delimitar o
número de vagas a serem abertas. Analisado isso, verificaremos o impacto
financeiro, o que será encaminhado para a Secretaria de Estado da Fazenda
(Sefaz) para o estudo da viabilidade financeira, em seguida para a PGE para
analisar a possibilidade jurídica da realização dos concursos. Uma vez
analisadas as viabilidades financeira e jurídica, o próximo passo é a criação
da comissão para elaboração do edital, composta por dois membros da Seplag e
dois membros de cada órgão de origem do qual será realizado o concurso. A
comissão é responsável pela contratação da empresa que realizará o concurso,
após analisar seu perfil, e acompanhará todo o processo do concurso, desde o
lançamento do edital até sua homologação”.
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