segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Bombeiros recebem homenagem no dia de Santa Bárbara  


Bombeiros recebem homenagem no dia de Santa Bárbara  
em 04/12/2017 12:44:59


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) foi homenageado nesta segunda-feira (04), durante a 9ª edição do Cortejo de Santa Bárbara, realizado pela Associação Luz do Oriente, em celebração ao dia da Santa que dá nome ao evento e que é considerada a padroeira dos bombeiros e dos mercados. Um caminhão de combate a incêndio conduziu a imagem de Santa Bárbara rodeada de flores, acompanhando o cortejo religioso desde o Bairro Industrial até o quartel central da Rua Siriri, em Aracaju/SE.

A homenagem, acompanhada por adeptos do candomblé e da umbanda, contou com uma apresentação de dança e música no pátio do quartel para reverenciar Iansã/Oyá, orixá das religiões de matriz africana sincretizada com Santa Bárbara, do catolicismo. A iyalorixá Rita Tassitaô, presidente da Associação, soltou uma pomba branca, pedindo paz, amor e respeito entre as religiões. “Esta pomba representa um pedido de fim à intolerância religiosa”, disse.

O babalorixá Janilson Teixeira, que é professor, pesquisador e militante das questões africanas, também reforçou o papel do evento no combate à intolerância religiosa e para desmistificar o preconceito e discriminação que ainda existe em torno das religiões afro-brasileiras. “A importância deste cortejo é mostrar para a sociedade a ampla e rica cultura africana. Afinal, hoje é o dia de celebrarmos Santa Bárbara, que, no candomblé, é conhecida como Oyá, que domina os ventos, os raios e os trovões”, explicou.

O cortejo já faz parte do calendário oficial cultural do estado e foi tema de exposição fotográfica lançada no último dia 22, no Centro Cultural de Aracaju. O tenente-coronel BM Miguel Pereira foi quem agradeceu oficialmente a homenagem prestada aos bombeiros. “Este evento é realizado todos os anos e nós, em agradecimento por sermos homenageados no 4 de dezembro, acolhemos e recepcionamos a Santa padroeira dos bombeiros sempre da melhor forma possível, independentemente da religião de cada um de nós aqui. Além de apoiar a luta contra intolerância religiosa, até porque vivemos em um Estado laico, receber o cortejo representa um incentivo à cultura sergipana”.
FONTE:
http://www.cbm.se.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário