ASBOM-SE e ASBOM-DF
UMA NOVA VISÃO PARA FORTALECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CLASSE BOMBEIRO MILITAR DE TODO BRASIL
"Divisões de Associações Dentro de Uma Mesma Classe Enfraquece a Defesa das Causas da Classe"
Os Corpos de Bombeiros Militares, entre outros valores, são organizações com base na hierarquia. Essa ordenação se faz por postos e graduações, e dentro de um mesmo posto ou graduação pela antiguidade. O posto é o grau hierárquico do Oficial e a graduação é o grau hierárquico da Praça.
Círculos Hierárquicos
Outra característica da precedência castrense são os círculos hierárquicos, âmbitos de convivência entre os militares da mesma categoria e tem a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do espírito mútuo.
1 - CIRCULO DE OFICIAIS
Círculo dos Oficiais Superiores: Coronel e Tenente Coronel e Major;
Círculo dos Oficiais Intermediários: Capitão
Círculo dos Oficiais Subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente e Aspirantes a Oficial;
2 - CIRCULO DE PRAÇAS
Círculo de Subtenentes e Sargentos: Subtenente, 1º Sargento, 2º Sargento e 3º Sargento;
Circulo dos Cabos e Soldados: Cabos e Soldados.
OBS: Aspirante a Oficial e os Cadetes formam o círculo das Praças, que excepcionalmente ou em reuniões sociais tem acesso aos circulo de Oficiais.
CÍRCULOS DIFERENTES, CLASSE ÚNICA, CAUSA ÚNICA, ASSOCIAÇÃO ÚNICA
Apesar de pertencerem a círculos diferentes, Praças e Oficiais, pertencem a mesma classe e estão juntos na mesma luta quando o assunto é melhorias para a classe e para a corporação.
E, é com essa visão, que os bombeiros militares já estão mobilizando suas associações, de Oficiais e Praças, para formarem uma entidade única de representação da classe BM em seus estados.
A classe de Bombeiros Militares do estado de Sergipe, representados pela ASBOM-SE, e a do Distrito Federal, representados pela ASBOM-DF, foram os pioneiros nessa nova visão de fortalecimento e unificação da classe e das lutas para conquistas e valorização da classe bombeiro militar de todo o Brasil.
Fonte: ASBOM-SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário